terça-feira, outubro 20

10 dicas para ser mais eficiente na corrida

0

Que correr tem muitos benefícios e que é muito gostoso, a gente já sabe, mas, o que muitos corredores não sabem, é que existem alguns hábitos que você pode ter para ser mais eficiente na corrida de rua, que vão além do treino, alimentação e hidratação, e que potencializam ainda mais o seu desempenho. Por isso, listamos para vocês 10 dicas incríveis sobre o assunto, e que com certeza vão te ajudar e muito!

1- Tenha sempre um objetivo

É fato, quando a gente tem um objetivo, fica mais fácil saber de onde estamos saindo e para onde vamos. No caso da corrida de rua, não é diferente! Todo corredor precisa de um objetivo, seja ele uma distância a percorrer, um “pace dos sonhos”, uma prova alvo em algum lugar especial, ou até aquela medalha linda de um desafio virtual lançado pela Chelso Sports! Ter um objetivo claro faz com que você consiga traçar um plano, uma meta até conquistá-lo, além de claro, te deixar motivado a treinar!

2- Se desafie além da “zona de conforto”

Foto: Trirex 2018

O que muita gente não sabe é que aqueles treinos que nos tiram da zona de conforto são um dos mais importantes! Quando a gente se desafia a ir além do que consideramos “normal ou fácil”, estamos mostrando ao nosso corpo e nossa mente que somos capazes, e isso traz resultados muito positivos na corrida. Mas vale lembrar que esse “sair da zona de conforto” não quer dizer ir ao extremo em todos os treinos. O estímulo deve te deixar desconfortável, para que aos poucos você vá alcançando novos níveis de desempenho ao correr.

3- Esteja atento ao seu corpo e postura ao correr

Já falamos aqui em nosso blog sobre os principais erros que cometemos ao correr, e um deles é não estar atento aos sinais do seu corpo. O autoconhecimento é fundamental para que os seus treinos sejam eficientes, e quando a gente não está bem, parece que já adivinhamos que o treino também não vai “encaixar” não é mesmo? Ficar de olho na postura e passada também é muito importante, pois ela faz toda a diferença em seu desempenho.

4- Que tal ouvir aquela música favorita enquanto corre?

Essa vai do gosto pessoal de cada atleta, mas uma pesquisa que a gente fez em nosso Instagram há alguns dias mostrou que a grande maioria dos atletas gosta de correr ouvindo sua música favorita, ou até podcasts e audiolivros. A música embala nosso ritmo e faz a gente se sentir mais animado, principalmente se for aquele rock, não é mesmo? Inclusive temos uma playlist bem legal no Spotify, vale seguir!

5- Uma alimentação balanceada faz a diferença!

Todo mundo sabe que se alimentar bem é muito importante, principalmente antes e após um treino ou corrida, mas, a alimentação de todas as refeições que você faz ao longo dos dias influencia e muito no seu resultado também. Ter uma dieta balanceada e específica para o seu objetivo, que pode ser aumento de performance, emagrecimento, ganho de massa muscular e etc, vai com toda certeza te fazer ser mais eficiente na corrida. Por isso, ter acompanhamento nutricional é uma das principais dicas para quem pratica corrida de rua.

6- Se programe no dia anterior à corrida

Essa dica ajuda e muito! Deixe tudo que vai usar para o seu treino ou prova pronto na noite anterior, isso fará com que ao acordar você não precise tomar nenhuma decisão relacionada à roupa que vai vestir, suplemento que vai tomar, pré-treino e etc. Além de lhe poupar muito tempo! Com isso você conserva pode focar apenas no seu desempenho na corrida e consegue dar o seu melhor, evitando também de tomar muitas decisões logo pela manhã.

7- Use o tênis adequado

Essa dica é realmente importante, e também já falamos sobre ela aqui em nosso blog, usar o tênis certo faz toda a diferença nos resultados de um treino ou corrida de rua, e como citamos no post, ele não precisa ser o mais caro do mercado, mas ele precisa ser o ideal para o tipo de corrida que vai praticar e principalmente, para sua pisada. Fique atento também ao desgaste, pois o tênis tem um “prazo de validade” e precisa ser descartado quando atinge sua quilometragem máxima, pelo menos para correr. “Mas como vou saber qual é o melhor tênis pra mim”? Recomendamos a leitura desse post!

8- Beba água!!

Foto: Let’s Run Girls 2019

Essa é um princípio básico, afinal… quem nunca ouviu que precisa beber pelo menos 2 litros de água por dia? Se hidratar é uma das coisas mais importantes na corrida, e não somente antes e após ela, durante também, principalmente em dias mais quentes. Fique sempre atento ao sinais do seu corpo, a desidratação pode acabar com a sua eficiência na corrida.

9- Realmente descanse entre os treinos

Essa é uma das coisas mais difíceis pra quem é apaixonado por correr. Descanso também é treino, você sabia?? Após um estímulo, como o dos treinos e corridas, nossos músculos precisam de um período de descanso para regenerar as fibras musculares. Quando você estressa demais os seus músculos e não respeita as pausas e descansos recomendados, você corre um sério risco de se lesionar, porém, descanso demais também freia a sua evolução, então vale sempre seguir a orientação do seu treinador e manter o equilíbrio entre treino e descanso.

10- Tenha acompanhamento de um profissional para ser mais eficiente na corrida

Essa é uma das dicas mais importantes desse post, acredite. Ter o acompanhamento de um profissional em seus treinos vai te ajudar e muito a ser mais eficiente na corrida, pois além de te orientar a forma correta de treinar, ele ainda vai te ajudar em muitos desses pontos que citamos acima, como definir um objetivo, evoluir nos treinos, postura, descanso e claro, motivação! Ter um treinador faz toda a diferença, e nós da Chelso Sports recomendamos com certeza o trabalho incrível que esses profissionais fazem com sua equipe. O resultado é certo!

Portanto time, para ser mais eficiente na corrida, basta se atentar à algumas ou todas as dicas acima, inclusive existem muitas outras além dessas, que você pode encontrar lendo mais alguns posts do nosso blog, tem bastante conteúdo por aqui para te ajudar cada dia mais a ter um bom rendimento na corrida de rua.

Ficou alguma dúvida? Comenta aqui embaixo que a gente responde! E não esquece de compartilhar o link desse texto com aquele amigo corredor que pode ser que ajude ele também!

Não esquece de seguir a gente no Instagram e Facebook, e também conferir nosso Calendário de Eventos que está recheado de desafios exclusivos para vocês.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Chelso Sports

Chelso Sports atua há 13 anos conectando pessoas ao esporte. Possui em seu calendário desafios presenciais e virtuais de diversas modalidades. Acesse nosso calendário de eventos e saiba mais!

Deixe seu Comentário