Conheça 4 benefícios da corrida de rua para o corpo e mente

A corrida de rua é uma prática conhecida pela acessibilidade e simplicidade, já que não é preciso grandes investimentos para a atividade se você for um corredor amador. Por isso, cada vez mais o número de praticantes vem subindo no Brasil, já que os corredores costumam fazer um grande marketing da atividade sempre que há oportunidade.

Os benefícios da corrida são tão grandes que eles não conseguem guardar para si, precisando dividir com o maior número de pessoas as maravilhas desse esporte.

Por isso, hoje resolvemos elaborar um artigo compilando as principais vantagens da prática de corrida de rua, que vão desde à perda de gorduras até o combate à depressão e ansiedade.

Preparado? Então dê uma alongada e continue a leitura desse artigo!

O que dizem os dados e estimativas sobre os praticantes de corrida?

É notável que existam cada vez mais praticantes de corrida de rua no Brasil. É só dar uma volta em áreas arborizadas das grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, para notar a quantidade de pessoas se exercitando por meio da corrida.

Nos Estados Unidos

A associação americana Running USA divulgou alguns dados interessantíssimos. A modalidade de corrida mais popular nos Estados Unidos, que é a de 5 km, teve um registro de 8.9 milhões de participantes em todo o ano de 2018. Em 2017, o número total de americanos que participaram de qualquer modalidade de corrida foi de 60 milhões! Para se ter uma ideia, em 2006, esse número não chegava a 39 milhões!

Desse total, 24% relataram que o principal motivo para o aderimento às corridas de rua é o abandono do sedentarismo. Além disso, o alívio do estresse e da ansiedade também estão entre os principais motivos pelos quais os americanos continuam a praticar corrida.

O gênero majoritário dos corredores americanos ainda é feminino, que somam 59%.

No Brasil

A última pesquisa feita no Brasil foi divulgada pela Federação Paulista de Atletismo em 2016, abrangendo toda a região do Estado de São Paulo. Veja alguns dados relevantes:

  • número de participantes de 2015 para 2016: aumentou 25,24% (indo de 724.130 para 906.930);
  • número de participantes de 2014 para 2015: aumentou 10,87%;
  • número de participantes de 2013 para 2014: aumentou 15,35%.

Além disso, houve um aumento no percentual de participantes do gênero masculino. De 2015 para 2016, o número de participantes que se identificam como homens cresceu 17,6%, indo de 450.060 para 529.340. Em 2014 para 2015, esse aumento foi somente de 4,7%.

Já a mulherada é ainda as que mais aderem às corridas de rua. De 2015 para 2016, 37,8 foi o percentual de aumento da adesão do gênero feminino (ou quem se identifica com ele) às corridas de rua. De 2014 para 2015, esse crescimento foi de 22,5%.

A média de participantes por evento organizado pela Federação foi de 2.139 pessoas em 2016, contra 1.745 em 2015.

Não dá pra negar que a corrida de rua é uma atividade em ampla ascensão, não é mesmo?

As maiores provas de corridas no Brasil

A maior prova de corrida de rua brasileira é, sem dúvidas, que teve 30 mil inscritos no ano passado. O segundo lugar fica com a Tribuna FM, da cidade de Santos, que teve um total de 15 mil participantes na corrida de 2019. A Maratona Internacional do RJ ocupa a terceira posição, com um total de cerca de 10 mil inscritos.

Hoje em dia, os participantes de corridas de rua querem muito mais do que pódio e medalhas. Eles querem, acima de tudo, experiências agradáveis, já que, de acordo com a sabedoria popular: o importante não é a chegada, e sim a caminhada!

Veja, abaixo, alguns dos vários benefícios que essa “caminhada” traz para o corpo e a mente do ser humano!

Quais são os 4 principais benefícios da corrida de rua?

1. Produção dos “hormônios da felicidade”

Um dos mais conhecidos hormônios liberados durante a corrida é a endorfina, que é responsável pelas sensações de prazer e bem-estar. Mas, além da liberação de endorfina, existem alguns hormônios que nos causam mal-estar e que são impedidos de entrarem na corrente sanguínea pela prática da corrida.

É o caso, por exemplo, da quinurenina, que é liberada pelo nosso organismo quando estamos estressados. Os exercícios físicos fazem com que a substância se acumule nos músculos em vez do nosso cérebro, sendo fragmentada em moléculas.

2. Perda de peso

A corrida é um da das atividades que mais auxiliam no emagrecimento, já que um grande grupo muscular é recrutado para saltar sucessivamente com um pé diante do outro. Estima-se que, em média, um corredor que esteja em uma velocidade de 8 km consiga perder até 11 calorias por minuto!

Fazendo as contas, uma corrida de 60 minutos pode resultar em uma perda calórica de quase 638 calorias!

3. Aumento da libido

Os corredores que praticam a atividade diariamente em uma média de 40 minutos tem quase 2x mais desejo sexual do que aqueles que dedicam apenas 20 minutos diários para as corridas. Isso é o que aponta uma pesquisa feita pela Universidade Harvard.

O estudo ainda divulgou que os homens na faixa etária de 50 anos ou mais e que gastam mais de 3 horas por dia correndo têm um risco diminuído de sofrer de impotência sexual, cerca de 30% a menos.

4. Redução do risco de câncer

Um estudo publicado pela Universidade de Oxford por meio da Journal of Nutrition constatou que a prática diária de corrida diminui as chances do aparecimento de alguns tipos de câncer. Segundo a pesquisa, os riscos de câncer de colo de útero, de mama, de endométrio, próstata e pulmão devido à redução da gordura visceral e no fortalecimento do sistema imunológico.

Como visto, os impactos da corrida de rua na saúde (tanto no âmbito físico quanto psicológico) são extremamente positivos, mas se recomenda sempre o acompanhamento de um profissional da educação física e da realização de um check up médico antes de entrar para o time dos corredores.

E então, gostou do artigo? Se quiser mais informações sobre corrida de rua, como calendários de workshops e eventos, entre em contato conosco que teremos um enorme prazer em atendê-lo!

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