Como escolher o melhor tênis para corrida?

Quando se decide começar a correr, seja profissional ou casualmente, uma das primeiras dúvidas que surge é sobre qual o melhor tênis para corrida. No entanto, é comum entrar em uma loja de calçados e se perder completamente diante de tantas possibilidades diferentes. São centenas de marcas, modelos, cores e preços. Como encontrar o ideal, então?

Por mais que seja tentador comprar o último modelo da moda, nem sempre o mais caro é o certo para você. Mais que beleza e estilo, é preciso compreender que os tênis são desenvolvidos para diferentes esportes e finalidades. Por isso, é muito importante definir os seus objetivos a fim de encontrar o calçado perfeito para as suas necessidades.

Continue com a leitura desse texto para saber tudo o que precisa sobre tênis de corrida e como escolher o melhor para você.

Por que é importante escolher o tênis certo?

Em todas as atividades, ter um equipamento de qualidade é essencial para um desempenho melhor. Na corrida não é diferente, um tênis adequado as suas necessidades pode ser aquilo que fará toda a diferença no seu desenvolvimento. Ou seja, escolher o calçado ideal trará resultados mais expressivos e, com o tempo, será o responsável pela sua evolução.

Além de melhorar consideravelmente a sua performance, um bom equipamento também evita diversos problemas. Um tênis de baixa qualidade pode provocar lesões, dores, bolhas e calos, condições que podem prejudicar o seu progresso e até impedir a continuação do exercício.

É importante ter em mente que o calçado não pode ser um agressor em momento nenhum, pois o seu papel é trazer conforto e qualidade na execução da atividade.

Qual a diferença de um tênis de corrida em relação aos outros?

Mesmo dentro da corrida, existem diversas modalidades diferentes que exigem características específicas do calçado a ser utilizado. Por isso, não existe um aspecto definitivo do que seria um tênis exclusivo para corrida.

De forma geral, para entender o que torna um tênis ideal é saber que o papel dele é proteger os pés das irregularidades da pista, manter a estabilidade e diminuir o esforço das passadas e ajudar o corredor a desenvolver o máximo do seu potencial.

Como escolher o tênis ideal?

O melhor tênis para corrida é aquele que é confortável. Ou seja, é preciso que ele se adapte aos seus pés de forma que nem pareça que você o está usando. Depois, é importante definir os seus objetivos em relação ao exercício. Algumas perguntas a se fazer são:

  • Onde correrá?
  • Qual a distância?
  • Qual o seu nível de treinamento?
  • Qual a intensidade do treino?
  • Qual o seu peso e preparo físico?

Essas variáveis são importantes, pois, um tênis para trail running, por exemplo, precisa ser mais robusto e com travas maiores para aguentar trilhas irregulares, ao passo que tênis para corrida de rua possui solas mais planas para manter uma passada mais regular.

Além disso, pessoas mais leves e mais rápidas precisam de tênis mais baixos enquanto aquelas mais lentas e pesadas de amortecedores melhores. Ou seja, o calçado perfeito é aquele que se adapta melhor às suas necessidades.

Falar sobre o melhor tênis para corrida é um assunto amplo e que envolve muitas variáveis. Por isso, é essencial entender que os calçados são desenvolvidos para diferentes esportes e modalidades. Então, encontrar aquele que é ideal para você dependerá de uma auto-análise para compreender os seus objetivos e demandas com relação à atividade escolhida.

Gostou de saber mais sobre tênis de corrida? Siga-nos no Facebook, Instagram e YouTube para acompanhar de perto as nossas atualizações.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Eu piso para fora (supina do) eu gosto de corrida de rua mais ou menos uns 10 km.
    Qual melhor marca de tênis?

  2. Sempre tenho duvidas,cem relação ao tenis, pela variedade de marcas , design e funções
    Sem contar,os preços.
    Fico na dúvida: O mais caro, é sempre o melhor?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.