terça-feira, outubro 20

Veja quais são 5 melhores suplementos para corredores!

0

Existe uma frase da maratonista Joan Benoit que diz “correr é muito mais que colocar um pé na frente do outro, é nosso estilo de vida e quem somos” e ela não poderia ser mais verdadeira!

Quem pratica corrida sabe que o esporte é muito mais que um simples exercício físico e que é preciso dedicação, esforço e também um pouco de investimento. Isso porque a corrida exige, além de roupas e tênis adequados, uma alimentação balanceada contendo uma série de nutrientes que promovem a energia necessária para as corridas.

Assim, existem alguns complementos no mercado que suprem essa necessidade, que são os suplementos para corredores. Veja, a seguir, quais são os 4 melhores produtos de suplementação indicados aos praticantes de corrida.

Vamos lá?

O que são suplementos, afinal de contas?

Os produtos de suplementação são utilizados para serem um complemento na alimentação quando necessário, ou seja, o ideal é que seja sempre indicado por um nutricionista ou médico. Os atletas e aqueles que praticam, rotineiramente, atividades físicas extenuantes são uns dos grupos indicados para fazerem uso dos suplementos, já que demandam uma quantidade energética grande.

Indicaremos, abaixo, alguns suplementos para corredores, mas reforçamos a necessidade de acompanhamento de um profissional.

Quais são os melhores suplementos?

A indicação de muitos especialistas é que os suplementos só sejam consumidos caso o atleta corra, todos os dias, por mais de 60 min, ou seja, praticante de maratonas ou meia maratonas.

Além de proverem energia, esses produtos também podem prevenir desgastes e lesões na musculatura, podendo ser tomados tanto antes quanto depois dos treinos.

Confira os 4 melhores!

1. Multiminerais e Multivitamínicos

Esse tipo de suplementação permite que o atleta tenha um melhor rendimento uma vez que ele repõe as vitaminas e minerais do organismo. Assim, eles evitam a fadiga, a exaustão e dão mais disposição tanto durante os treinos quanto em outras atividades da vida cotidiana.

2. Isotônicos

Os isotônicos talvez sejam um dos mais importantes suplementos para corredores, já que eles restabelecem os níveis de potássio, sódio e glicose que foram perdidos durante a corrida por meio do suor.

Os profissionais da área recomendam o uso dos isotônicos em corridas que durem mais de 60 minutos, ou mais de 30 minutos se o dia estiver muito quente.

3. Whey Protein

O Whey Protein é um dos suplementos mais conhecidos pelo público em geral, muito associado a atividades com levantamento de peso. No entanto, ele também é um suplemento muito indicado para práticas aeróbicos, inclusive a corrida, porque a proteína tem um papel muito importante na recuperação muscular e na prevenção de perda de massa magra.

Sobre o momento certo da ingestão, há muitas controvérsias sobre o assunto, uma vez que essa área não para de evoluir. No entanto, a maioria dos profissionais da área ideal são categóricos ao afirmar que o ideal é tomá-lo em um momento onde não há ingestão de outras fontes de proteína, reduzindo o risco do corpo não absorver a fonte proteica do whey protein.

4. Maltodextrina

A Maltodextrina é um suplemento que contém um nível elevado de carboidratos, o que fornece mais energia para o corredor durante a atividade. Além de atuar quase como “combustível”, ele também tem outros benefícios, como o retardamento da sensação de fadiga, a regulação da pressão osmótica (repõe os sais minerais do organismo) e a prevenção de condições como hiperinsulinemia e hipoglicemia.

5 Palatinose

A palatinose é um suplemento que tem como base o carboidrato, mas não qualquer carboidrato. A sua fonte é totalmente natural, vinda do açúcar da beterraba, fazendo com que ele tenha um baixíssimo índice e uma metabolização lenta, o que gera energia ao corpo por muito mais tempo e de maneira constante.

Como visto, os suplementos para corredores são muito importantes para performance e prevenção de lesões nos músculos e tendões. No entanto, devem ser utilizados com cautela e sempre com o acompanhamento adequado.

E então, gostou do artigo? Curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de dicas e novidades sobre o assunto!

Compartilhe.

Sobre o Autor

Chelso Sports

Chelso Sports atua há 13 anos conectando pessoas ao esporte. Possui em seu calendário desafios presenciais e virtuais de diversas modalidades. Acesse nosso calendário de eventos e saiba mais!

Deixe seu Comentário